O Hospital Samaritano Higienópolis, da Rede Americas, realizou recentemente a primeira radioablação para tratamento de nódulo tireoidiano benigno guiado por ultrassom.  A técnica minimamente invasiva de ablação por radiofrequência – apenas um furo de agulha – pode ser feita em até 40 minutos e o paciente recebe alta hospitalar algumas horas depois, no mesmo dia. “Esse método apresenta resultados satisfatórios na redução dos nódulos, eliminação dos sintomas, além de melhorar a estética local. Inovar e usar alta tecnologia faz parte da nossa missão de proporcionar a melhor experiência ao nosso paciente, levando em conta a permanência reduzida no ambiente hospitalar”, ressalta o médico Guilherme Martins, coordenador da área de Radiologia Intervencionista da instituição. 

Apesar de o nódulo ser benigno, geralmente o crescimento é progressivo, e costuma ser palpável. Segundo o médico, os pacientes se queixam de compressão local, desconforto para engolir os alimentos e, por fim, da questão estética do pescoço que fica comprometida. Lembra que a prática é resolutiva e confortável para o paciente. “As grandes vantagens são a preservação da glândula, o fato de ser um tratamento ambulatorial e apresentar uma rápida recuperação,” destaca. 

O Samaritano Higienópolis possui um Centro de Nódulos de Tireoide, formado pelos médicos, Antonio Bertelli (cirurgia cabeça e pescoço) e Carolina Ferraz (endocrinologista) e outros especialistas responsáveis pela avaliação, diagnóstico e indicação de tratamentos.