O Hospital e Maternidade Madre Theodora, em Campinas, Rede Americas, foi qualificado como nível 3 em acreditação hospitalar pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista de excelência avalia os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão.
Para a Diretora da unidade, Dra. Maria Claudia Dalaneze Gomes, a acreditação é uma certificação de uma entidade independente com expertise em auditoria e avaliação de políticas, processos e resultados das organizações de saúde do Brasil.
“O fato de sermos avaliados por uma entidade acreditadora de renome, com grande experiência em certificações e acreditações, e por seus avaliadores que possuem ampla experiência em processos de Qualidade e Segurança, é a garantia de uma entidade independente avaliando nossos serviços e a transparência de nossos resultados”, explica Gomes.
A unidade é contemplada pela ONA desde 2007 no nível 1, em 2014 conseguiu o nível 2 e este ano, alcançou o nível máximo (3). Segundo Diretor Técnico do hospital, Dr. Atila Vendite Pinheiro, a pandemia foi um divisor de águas nesse processo de reacreditação, uma vez que os últimos 2 anos foram intensos em mudanças, adaptações e transformações.
“Aprendemos muito, inclusive que a mudança é a única constante que permite com que promovamos melhorias contínuas. E foi com esse espírito de encarar mudanças que encaramos esse desafio de almejar um nível superior de qualidade e segurança nos nossos processos”, afirma Pinheiro.
Ao receber o selo nível 3, o Hospital e Maternidade Madre Theodora, demonstra uma evolução na cultura de Qualidade e Segurança, e a certificação de que o Hospital oferece um serviço de excelência aos pacientes e familiares, e que é capaz de demonstrar que implementa ciclos de melhoria contínua capazes de impactar nos processos e resultados assistenciais.