Prática auxilia na diminuição do estresse durante o período de internação
Não é novidade que o contato com a natureza promove efeitos positivos no corpo e na mente. A prática da jardinagem, vem sendo cada vez mais aplicada no tratamento de doenças e instabilidades emocionais, sempre acompanhado de um terapeuta ou médico. E seguindo essa linha de pensamento, o Hospital Alvorada Moema, em São Paulo, implementou a hortoterapia como alternativa de cuidado na saúde do paciente.
Prestes a completar um ano, a iniciativa proporciona benefícios terapêuticos dentro do ambiente hospitalar. Projetos de hortoterapias envolvem os pacientes auxiliando na diminuição do estresse durante o período de internação, além de ajudar na autoestima, funcionando como terapia ocupacional e social.
O cultivo das frutas, hortaliças e ervas é realizado pela equipe de nutrição da instituição e a colheita, destinada ao consumo de colaboradores, médicos e pacientes, promovendo assim a alimentação saudável, segura e livre de agrotóxicos.
De acordo a nutricionista da unidade, Marisa Bailer, as visitas encontram-se limitadas diante do cenário da pandemia. “Hoje elas acontecem de forma individual, juntamente com a autorização médica e acompanhamento da equipe de enfermagem. Esperamos iniciar as visitações frequentes em 2022, com a participação de colaboradores, para que todos possam se beneficiar da hortoterapia”, conclui.